terça-feira, 21 de outubro de 2008

HÉROIS DO COTIDIANO

“Às vezes, a melhor vista que temos de Deus vem do inferno”. Essa frase foi proferida por um personagem de um grande filme de terror americano que assisti a alguns dias e, claro, despertou imediatamente minha curiosidade. Não só pelo fato de ser esteticamente original ou por ser carregada de um forte sentido herege – o que já seria mais do que suficiente para prender a minha atenção -, mas sobretudo pelas idéias que injetou na minha mente dali em diante!
Puxa vida, pois não é que é verdade mesmo! Pense bem: de fato, a maioria das pessoas só se lembra da existência de Deus quando estão passando por momentos de sérias dificuldades, ou quando finalmente despem seus olhos da venda da hipocrisia e percebem que o inferno fica logo ali na esquina, e que o cheiro do diabo, rondando a freguesia, é mais azedo que o que se pode suportar. Ou então quando quebram a cara no muro e não enxergam nenhuma saída eficiente para a solução dos seus problemas, necessitando, assim, urgentemente da providência de algo ou alguém superior a si mesmas. Necessitando da existência de heróis...
A nossa sorte é que, graças a Deus, eles existem. E sempre estão ao nosso lado, durante toda a vida, para o que der e vier. Mas, onde podem ser vistos? Nos seriados de TV ou nos desenhos animados? Nada disso, meu caro. Estão muito mais próximos. Basta abrir os olhos e enxergar ao redor...
Eles sobrevivem nos conselhos dos nossos pais, que, quando ainda somos crianças, nos ensinam a amar e respeitar o próximo, senão "o Papai Noel não trará presentes no Natal", lembra?; Nas lições diárias dos professores, mestres e doutores da desilusão, que nos oferecem conhecimento empírico, em troca de deixarmos de ser tão tolos, pois "o Papai Noel está morto e congelado no Pólo Norte"; nas palavras daquele velho amigão do peito, que compreende nossos mais profundos desejos e não titubeia em erguer as mãos para realizá-los; No carinho suave das prostitutas, velhas terapêutas de homens cansados, frustrados no casamento, no trabalho e na vida. E essas erguem as mãos y otras cositas más!!!
Pensar na vida sem esses heróis é superestimar demais a eficiência dos homens. É acreditar que possuímos a fórmula mágica para solucionar todos os nossos problemas. E não é bem assim. Se assim fosse, não precisaríamos uns dos outros pra absolutamente nada.
Ora, queria eu ter o caminho perfeito e mais fácil pra tirar o meu sofrido Vascão do perigo do rebaixamento e não ter que vislumbrá-lo sempre como freguês corriqueiro do Flamengo; a rota exata pra não ter mais que ir à faculdade toda noite, na tentativa de ser alguém na vida, com a ajuda de livros e de professores - a maioria bem problemática.
Mas, pensando bem, não queria, não...
Apesar de tudo, comunicarmo-nos com os outros nos torna mais fortes e menos óbvios. Mais interessantes até pra nós mesmos. Porque depender dos outros, ao mesmo tem em que revela a nossa incrível fragilidade e impossibilidade de sermos auto-suficientes, também revela nossa grande capacidade de interagir com outras idéias e formas de pensar; o nosso poder de mudança e de evolução espiritual; de encontrarmos soluções efetivas, através de perspectivas as mais diversas.
É lógico que eu desejo ajudar o Vasco a continuar na primeira divisão, mas é muito melhor somar o meu desejo ao de milhões de outros vascaínos e, juntos, encontrarmos um caminho mais eficiente para que isso aconteça; é óbvio que eu quero crescer na vida e mostrar que sou competente e capaz de gerir meus negócios, mas é importante saber que outras pessoas se preocupam com esse meu propósito e, para isso, estudaram e publicaram suas idéias em livros; e é evidente que eu quero sentir os prazeres na vida, mas depois perde a graça se tentamos fazer isso sempre sozinhos, concorda?!
A frase inicial foi retirada do filme Exorcismo: o início. Mas bem que poderia ter saído da Bíblia...

5 comentários:

Unknown disse...

parabéns... o texto esta muito bem elaborado, diria sábias palavras mais isso eh muito clichê... então o que dizer??? apenas que continue assim e estarei sempre aki lendo admirando seus textos e sendo sua fã cada dia+... vc eh meu idolo...huahuahua bjãoooooo

Alan disse...

Caro Caio, estou retribuindo sua visita em meu blog e agradeço as sugestões para melhorá-lo. Como blogueiro iniciante, qualquer sugestão é bem vinda, mesmo vindo do rival (eheheh). Gostei muito do seu texto. Abraços, saúde e sucesso.

Unknown disse...

Ganhando mais uma leitora!!!
Muito bom. Muito bom mesmo!!! Vou passar a ler seus artigos. Beijos,

Caio Lima disse...

Thais, muito obrigado por sua visita ao meu blog. Escrevo pra pessoas inteligentes, como certamente você é. Gostaria de conhecer seu perfil - como o de todos os meus leitores. Se você permitir, mande o endereço do seu blogger ou orkut para o endereço: cayo.lima@yahoo.com.br

Abraços.

Unknown disse...

Caio, eu naum tenho blogger nem orkut, apenas ando passeando na net sempre em busca de bons textos e algo que possa sempre me acrescentar e os seus realmente são ótimos!!!