sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ética no Jornalismo Esportivo?

Essa semana eu estava assistindo, junto com o meu cunhado, à partida entre Cruzeiro x Grêmio pelas semi-finais da C. S. Libertadores, quando ficamos assombrados com o modo como José Roberto Wright (comentarista de arbitragem da Globo) tratava verbalmente o colega de profissão que apitou a partida.

Ao comentar a postura do árbitro chileno Henrique Osses na condução do confronto, o comentarista não mediu a força dos adjetivos ao qualificá-lo, com veemência e sem nenhum pudor, de INCOMPETENTE, FRAQUÍSSIMO e DESQUALIFICADO para apitar uma jogo daquela envergadura. Essas palavras não foram direcionadas a mim, mas, como telespectador, me senti constrangido ao perceber que Wright não demonstrava nenhum respeito pelo colega de profissão. Não que eu ache que ele devesse evitar críticas ao trabalho executado pelo juiz em campo, longe disso, mas que ele não deveria perder de vista o bom senso na leitura do jogo.

José Roberto Wright não precisa provar a mais ninguém o conhecimento em arbitragem que adquiriu ao longo de uma carreira escrita com competência, o que o elevou à categoria de árbitro de Copa do Mundo (apesar de algumas partidas polêmicas no currículo). Mas ele certamente teve dificuldades no início da trajetória e não foram críticas como as feitas ao Osses que o fizeram despontar na profissão.

As últimas notícias extraídas do futebol brasileiro, como o imbróglio envolvendo clubes e técnicos; a ausência injustificada de jogadores aos treinos obrigatórios; comentários racistas dentro de campo, entre outros, levam à reflexão de se já não passou da hora de revermos os conceitos de ética nas relações pessoais e profissionais no universo do futebol e do esporte como um todo.

Penso que Ética é mais que uma questão de saber se relacionar com o próximo. É uma questão de princípios, de caráter. Quando isso fica impresso em nossa personalidade, a boa conduta nas relações com os iguais acontece naturalmente.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.